sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Gostosuras ou travessuras?

Todo dia 31 de outubro, na Terra do Tio Sam, a abóbora recebe uma decoração que simula um rosto, como os olhos, nariz e boca, e em seu interior, carrega uma vela.

Batizada de Jack O’ Lantern, lenda adaptada da Irlanda, a abóbora assusta e diverte. A boa notícia é que, por aqui, onde reinam o saci e a mula sem cabeça, o alimento tem amplo uso culinário.

Cozida, assada ou refogada, a abóbora é um curinga na cozinha da maioria dos brasileiros.

A popularidade do item é confirmada pela Embrapa. As abóboras e morangas ocupam o sétimo lugar entre as hortaliças mais cultivadas no país, sendo importantes fontes de ferro, cálcio, magnésio e potássio.

Assim, a nossa receitinha de hoje, de certa forma, vem homenagear esse dia tão doce e festivo. Por que não um doce de abóbora com coco?

Cozida com açúcar e acrescida de coco, a abóbora vira um dos doces mais doces daqui de casa. Não pode faltar!

Vamos lá?
DOCE DE ABÓBORA COM COCO

Serve 2 potes de 600g



INGREDIENTES:

·                    1,30 kg de abóbora madura e descascada
·                    380g de coco fresco ralado
·                    650g de açúcar cristal

PREPARO:

Descasque a abóbora e corte-a em cubos de cerca de 2 cm. Leve a abóbora e o açúcar ao fogo médio para ferver, até que a água da abóbora tenha secado. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Acrescente o coco ralado ao doce de abóbora e mexa até o ponto desejado.
Prontinho! Facinho, facinho...

Olha a dica de como servir!

                                          Imagem: Truque de meninas

Gente! Continuem me mandando notícias e fotos das receitinhas feitas por vocês. Tudo isso é muito importante pra mim.
Obrigada pela confiança.


Beijos

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cozido de Peixe

A receita de hoje é para aqueles que desejam sair do “ovo frito” e surpreender a família no almoço! Você vai aprender a fazer um peixe cozido, fácil, rápido e gostoso. A receita é um sucesso!!!
Vamos lá?
COZIDO DE PEIXE
Serve 4 pessoas



INGREDIENTES:

·                    1 cebola picada em cubinhos
·                    2 dentes de alho
·                    1 colher de sopa de azeite de dendê
·                    500g de quiabos
·                    1 pepino
·                    200g de cenoura
·                    800g de posta de pescada
·                    100 ml de vinho branco
·                    Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO:

Pique a cebola em cubinhos, os dentes de alho e refogue no azeite. Elimine as pontas dos quiabos e do pepino e corte em pedaços. Corte as cenouras em meias-luas. Junte os legumes ao refogado e deixe aquecer.
Corte o peixe em pedaços e junte os legumes. Acrescente o vinho, tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos. Verifique o sal e sirva.

Com um arrozinho branco ninguém vai resistir!


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

É dia de feira

Aos que comandam a cozinha de casa ou aqueles que apenas apreciam um bom prato, faço um convite a vocês: Um passeio pela Feira do Guará, descobrindo sabores, cores e texturas, onde com certeza, você vai poder tirar o melhor do seu fogão.


A grande maioria dos leitores desse blog já ouviu falar da Região Administrativa do Guará. Sim! Aqui no Distrito Federal temos regiões administrativas. Mas, se você é apreciador de uma boa comida e está no grupo daqueles desprovidos de preconceitos, certamente ficará bastante curioso sobre o que tem por lá.

Guará é uma região administrativa do Distrito Federal. Sua distância a capital é de aproximadamente onze quilômetros. O Guará é famoso pelo teatro de arena, estádio do CAVE, kartódromo Nelson Piquet e principalmente pela Feira do Guará onde se encontram variados tipos de vestuário e comidas típicas. E quando o negócio é comida, com certeza estaremos por lá!

Assim, todos os sábados bato meu ponto na Feira do Guará. E todas as vezes que chego me pergunto: Quantas histórias tem aqui neste mundo cheiroso, colorido e cheio de sonhos...

Gente! Hoje é dia de feira!!! e esse mundo é por onde pessoas circulam freneticamente atrás de tudo aquilo que é bom, bonito e principalmente saudável.

Assim vou tentar traçar pra vocês um breve roteiro de tudo o que vejo por lá:

Logo chegando à feira, as primeiras pessoas que avisto são Dona Sueli e Henrique. Ela sempre alegre, com um largo sorriso no rosto dando bom dia a todos que passam (ficou tímida quando o assunto é fotografia! rs). Já ele, sempre sério e pronto a fazer o frete daqueles que chegam desprovidos de sacolas e carrinhos.



Logo em seguida, em frente à peixaria avistamos a barraca do Sr. Araújo, um senhor alegre e orgulhoso dos seus produtos. Sempre compro uns paninhos de prato por lá.

Falando da Peixaria do Guará, ponto forte da feira, figura também sempre disposta a ajudar é a Lira, uma moça de sorriso largo e que adora discutir sobre política com todos que chegam perto do seu balcão.


Caminhando pelos corredores, sigo para a barraca da Dona Kátia. Lá toda a família trabalha. Produtos orgânicos e muito fresquinhos são encontrados.

































 Olha a filhinha dela que coisinha mais fofa!


Logo atrás temos a barraca da tapioca. É gente, a fila dá a volta na barraca (sem um pouquinho de paciência você não vai conseguir comprar sua tapioca!). Lá a tapioca, o coco, e a mandioca são ralados na hora! As baianas, sempre de branquinho, com um sorriso estampado no rosto, estão sempre dispostas a atender a todos com muito carinho e atenção. Aliás, como é bom saber que sempre encontrarei pessoas com lindos sorrisos estampados no rosto!


Saio dali e sigo para a barraca dos queijos, doces e castanhas. Como é bom! Quantas texturas, aromas e sabores!


Por fim, sigo para a barraca da costelinha de porco (postei a receita aqui). Lá encontro sempre dispostos o Genivaldo e a Margareth, irmãos, aliás parecidíssimos e muito, muito solícitos e alegres.



Assim, entre cores, aromas, sonhos, sabores e histórias seguem essas pessoas que fazem do meu sábado um dia pra ser feliz. E o mais importante, para fazer feliz a todos que lá em casa adoram tudo que faço no meu fogão! 



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cozinha também é cultura #8

A dica de hoje vai para o livro Interpretações do Gosto (Mônica Rangel, Editora SENAC, 99 reais). O livro reúne deliciosas receitas de pratos típicos mineiros com inovação e conceitos modernos da gastronomia brasileira.

Eleito, em 2013, pela décima vez consecutiva, como melhor restaurante mineiro pelo Guia 4 Rodas, o Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, é referência nacional e internacional. E sua história se confunde com o esforço da chef Mônica Rangel na difusão de uma culinária da terra, que vale a pena ser conhecida. No livro a autora propõe uma harmoniosa combinação da comida tradicional mineira com conceitos modernos da gastronomia brasileira. Para isso, ela tem como base sua própria história pessoal, suas memórias e vivências adquiridas em viagens que lhe permitiram entrar em contato com técnicas variadas da culinária de diferentes países.

O livro reúne receitas de petiscos, produtos artesanais, ingredientes da montanha, acompanhamentos, tradições e criações, doces e muito mais.

A chef também ensina a fazer as linguiças artesanais, os pães caseiros e o queijo minas frescal, além de receitas com ingredientes da montanha, como o pinhão e o ora-pro-nóbis, uma trepadeira com folhas suculentas e comestíveis.

Uma das várias receitinhas trazidas neste livro, além da cebola caramelizada que postei aqui, é a receita trazida pela autora do Arroz de Rico, uma iguaria também brasileira e pra lá de irresistível.

Vamos à receitinha de hoje?

ARROZ DE RICO
Serve 4 pessoas


INGREDIENTES:

·                    400g de arroz branco cozido
·                    4 ovos (de preferência orgânico ou caipira)
·                    40g de manteiga sem sal
·                    20g de alho amassado (2 ou 3 dentes de alhos)
·                    60g de uva-passa
·                    60g de castanha de caju torrada, salgada e picada
·                    Cheiro verde picado a gosto

PREPARO:

Em uma frigideira, derreta a manteiga e doure bem a cebola (acrescente um fiozinho de azeite à manteiga para não ter o perigo de queimar). Acrescente os ovos batidos e mexa até formar grumos, mas sem deixar secar completamente. Adicione os outros ingredientes, exceto o cheiro verde, e misture delicadamente. Junte por último o cheiro verde. Sirva em seguida.

Lembrou o famoso mexidão?! A intenção é essa!! Fica também muito bom com sobras de cenoura, vagem, quiabo, enfim... Vale o que sua imaginação e paladar permitirem.

Quanto ao livro, adquira o seu. Vale a pena!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Costelinha ao Shoyo

Esta receita é uma das principais sensações lá de casa, perfeita para reunir família à mesa no fim de semana. Além do mais, a galerinha AMA e eu sempre que tenho uma costelinha fresquinha à mão, faço.

Deliciosa e super fácil, esta costelinha vai bem com um arrozinho branco e de quebra uma mandioca cozidinha.

Siga à risca a receitinha. A impressão é que a costelinha queimou! Não se desespere! O açúcar mascavo em contato com o óleo quente da frigideira, forma uma camada protetora e muito crocante na costelinha, que quando adicionada ao líquido torna o cozimento lento e muito saboroso. É um sucesso. Pode testar!

COSTELINHA NO SHOYO
Serve 4 porções


INGREDIENTES:

·                    1 colher (sopa) de óleo
·                    1 kg de costelinha de porco cortada em pedaços
·                    3 colheres (sopa) de açúcar mascavo (30 g)
·                    240 ml de vodca (1 xícara de chá)
·                    240 ml de água (1 xícara de chá)
·                    240 ml de molho shoyu (1 xícara de chá)
·                    50 g de gengibre descascado e picado (1/3 xícara de chá)
·                    Cebolinha verde picada a gosto

PREPARO:

1- Numa wok aquecida (ou frigideira grande) coloque o óleo, costelinha de porco cortada em pedaços tipo a passarinho e com osso, açúcar mascavo e leve ao fogo médio até dourar (aprox. 8 minutos).
2- À parte coloque num liquidificador a vodca, água, molho shoyu e gengibre descascado e picado e bata rapidamente (30 segundos).
3- Desligue o liquidificador e coe a mistura sobre a costelinha (já dourada). Tampe e leve ao fogo baixo por cerca de 1h30 ou até a costelinha estar macia e desmanchando.
4- Verifique se o molho está encorpado (se não tiver deixe por mais alguns minutos), apague o fogo, salpique cebolinha verde picada e sirva acompanhada de arroz branco.

Linda e muito saborosa!
Você vai receber muitos beijos e abraços! kkkk (bom né???)




domingo, 26 de outubro de 2014

Pensamento de Domingo #4






“Se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro.”


(Colette)


sábado, 25 de outubro de 2014

Dicas da Lu #2

Preparar um macarrão rapidinho não quer dizer comer mal, muito menos bagunça na cozinha. A Dica da Lu de hoje são os clássicos feitos em uma panela só: a massa cozinha enquanto você pica os ingredientes e no final agrega ao macarrão.


A massa vai para a panela junto com todos os ingredientes. Muito mais sabor! Olha quanta vantagem: só uma panela pra lavar, fica pronto mais rápido, além de ser gostoso e saudável.

A receita leva tomate, queijo e folhas de manjericão. O cozimento é rapidinho, então o tomate e as folhas continuam saborosos e com cara de que saíram da horta naquela hora.

Vamos à receitinha?

FUSILLI COM QUEIJO FRESCAL, TOMATE E MANJERICÃO


INGREDIENTES:

·                    Massa tipo Fusilli
·                    Tomate cereja cortado em rodelinhas
·                    Queijo frescal cortado em cubinhos
·                    Folinhas de manjericão fresco

PREPARO:

Cozinhe a massa com bastante água (bem salgadinha como a água do mar), e um fio de azeite. Enquanto cozinha sua massa, corte os tomates cereja em rodelas, o queijo em cubinhos e higienize bem as folhas de manjericão. Quando a massa estiver pronta, escorra a água, reservando um pouco dessa água para emulsificação do seu macarrão. Aqueça a mesma panela do cozimento com um fio generoso de azeite, retorne a massa, a água reservada, os tomates picados, os cubinhos de queijo e por último as folhas de manjericão. Mexa por alguns segundos.

Pronto minha gente!
Rápido e muito fácil. Com uma tacinha de vinho então...
Perfeito para um jantarzinho rápido e muito gostoso!


Mais fotos da noite de ontem!!!