quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Vamos colorir?!

Sempre que possível, procuro adicionar novas cores e sabores na alimentação da minha família. Uma dica maravilhosa e extremamente nutritiva foi à adição da quinua no cardápio diário lá de casa.

Mas o que é quinua ou quinoa afinal? Trata-se de uma planta da família do espinafre, cujo nome científico é Chenopodium quinoa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a quinua está mais próxima do balanço ideal de proteínas que qualquer outro grão, além do valor biológico de sua proteína ser comparável a da caseína do leite materno.

Cultivada na América do Sul desde os tempos pré-colombianos, a quinua é tradicional da região dos Andes. Os povos indígenas sempre usaram as sementes em sopas, pães e bebidas fermentadas.

Segundo historiadores, a importância que se dava ao grão era tanta que o próprio imperador iniciava anualmente o plantio, usando ferramentas de ouro maciço. Depois da colheita, o ritual prosseguia: a quinua era colocada em potes de ouro e oferecida ao Deus Sol. 'Por muito tempo, ela foi a base da alimentação daquele povo que, apesar do frio intenso da região, gozava de excelente saúde', conta a nutricionista Ana Fanelli, da Casa Santa Luzia, em São Paulo.(Farkas,2005).

Existem vários tipos de quinua encontradas no mercado, mas os mais consumidos no Brasil são: a quinua real, quinua branca, preta e vermelha, que é a que utilizo na preparação deste prato. Nada impede que seja elaborado com os outros tipos de quinua.


Vamos à receitinha de hoje?

SALADA DE QUINUA


INGREDIENTES

ü  4 xícaras (chá) de água
ü  2 xícaras (chá) de quinua
ü  1 cebola picada
ü  1 pepino picado
ü  1/2 maço de salsa picada
ü  ½ pimentão vermelho
ü  Umas 15 azeitonas picadas (preta ou verde)
ü  3 colheres (sopa) de azeite
ü  suco de 1/2 limão ou se preferir aceto balsâmico
ü  sal

PREPARO

Adicione duas xícaras de quinua e refogue com alho picado e sal. Acrescente quatro xícaras de água fervente e mexa de vez em quando até levantar fervura. Assim que ferver, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Deixe descansar com a tampa fechada por 5 minutos antes de utilizar. Atenção: A quinua está pronta quando o grão estiver transparente com linhas brancas em sua volta. Reserve.
Pique em cubinhos pequenos a cebola, o pepino e o pimentão vermelho (Lembre-se: quanto mais pequenos nossos cubinhos mais requintado nosso prato vai ficar). Corte em rodelas as azeitonas e pique finamente a salsinha. Misture todos os ingredientes delicadamente e acrescente o azeite, o limão, ou se preferir o aceto balsâmico. Não se esqueça do sal.
Prontinho!

Saladinha nutritiva, e se bem conservada dura até uma semana na geladeira.
Pode ser servida com tomatinhos cereja, muçarela de búfala, folhas de alface, enfim... Segue conforme sua imaginação permitir.
Experimente. Sua família vai adorar!
Qué le aproveche!

2 comentários: