segunda-feira, 29 de setembro de 2014

No ritmo da primavera

A estação mais cheirosa e florida está no ar. E por que não colorir ainda mais nossas refeições? Alguém já viu ou ouviu falar em gelo decorado? Com florzinhas, frutas, folhas, enfim. Acho um charme receber uma bebida com um gelo lindinho assim!


Para preparar escolha as frutas da época ou até flores comestíveis (orgânicas!). Se as frutas forem menores (morangos silvestres, mirtilo, amoras, uvas) você poderá, depois de lavadas, colocá-las nas formas de gelo, acrescentar água filtrada e gelar. Se forem frutas maiores (laranja, melancia, limão) basta cortar em pequenos pedaços e realizar o mesmo procedimento. O que vale nesta hora é usar a criatividade para surpreender os convidados.

Vamos às instruções?



Use apenas flores comestíveis, folhinhas de hortelã e raspinhas de limão. Frutas pequenas e grandes também.

Para deixar o “recheio” bem centralizado, trabalhe em camadas: adicione água filtrada até 1/3 da forma de gelo e coloque para congelar (aprox. 45 minutos). Retire a forma e coloque as flores ou frutas. Coloque mais água até a metade, e congele. Preencha de água até o fim e congele novamente.

Para o gelo ficar bem transparente, ferva a água por 10 minutos e depois deixe resfriar. Assim, elimina-se uma boa parte do ar e de impurezas que faz o gelo ficar “embaçado”.

Cubos grandes derretem mais lentamente que os pequenos, diluindo menos a bebida. O uso da água previamente fervida também ajuda!

Esses gelos ficam lindos em drinques claros ou águas aromatizadas.
Não parece que a bebida ganha um ar de conto de fadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário