quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Que saudade

A história de amor de muitas pessoas com a cozinha começa na infância, vendo avós e mães cozinharem, reunindo a família em volta do fogão e se dedicando para agradar a todos pelo estômago. A minha não é diferente. Me lembro muito bem quando era criança quando saíamos de férias para a casa da minha avó Carola, em que era sagrado o almoço de domingo com toda a família. Era dia de brincar com os primos, mas, antes de tudo, era a oportunidade que eu tinha de ficar ao lado da minha querida avó, observando-a fazer comida para um batalhão de gente.

Dentre todas as lembranças, a mais forte delas é quando revejo em minha memória todo cuidado e carinho da minha avó no preparo de uma deliciosa receita de nhoque de família, que vem desde as nossas antigas gerações na região da Sicília, na Itália. Imagine só, uma senhora preparando artesanalmente toda a massa pra quase 30 pessoas, amassando, esticando e enrolando, pra depois cortar um a um os cubinhos do nhoque e ainda finalizar cada um deles com uma leve passada de dedo. “É pro molho aderir melhor”, foi o que explicou minha avó quando tive coragem de perguntar o motivo de usar o dedo.

Detalhe que na época eu nem sabia o que era aderir. Eu sabia mesmo é que era meu prato favorito e isso que importava. O molho de tomate era tão simples, mas tão bom, que era difícil imaginar aquele nhoque de outra forma. Pra finalizar, manjericão fresco, e um punhado de parmesão ralado.


E assim, entre panelas, risadas e brincadeiras minha infância se passou. E lá de cima, minha querida avó, continua me ensinando o verdadeiro valor de se ter uma família. 

Vamos à receitinha da vovó?!

NHOQUE DA VOVÓ CAROLA


Serve 6 pessoas

INGREDIENTES

NHOQUE:
·      2 kg de batata
·      2 colheres de sopa de manteiga
·      2 ovos
·      4 xícaras de farinha de trigo
·      Parmesão ralado para polvilhar
·      Sal
·   
MOLHO:
·      8 tomates sem pele e sem sementes cortados um cubinhos
·      1 cebola cortada em cubinhos
·      3 dentes de alho amassados
·      4 colheres de sopa de azeite
·      1 xícara de água
·      Folhinhas de manjericão
·      Sal

PREPARO

NHOQUE: 
Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água fervendo. Cozinhe até que estejam moles, mas não desmanchando, por aproximadamente 15 minutos. Tire-as da água e amasse-as com um espremedor de batatas.

Em uma vasilha, junte as batatas espremidas com farinha de trigo, a manteiga e os ovos. Acerte o sal. Trabalhe com a massa até formar uma bola. Numa superfície polvilhada com farinha abra as massas em tirar compridas e corte-as em 1,5 cm cada.

Numa panela grande, coloque água para ferver. Quando estiver fervendo, jogue os pedaços de nhoque e deixe que cozinhe de 3 a 5 minutos ou até que comecem a boiar. Escorra e acrescente o molho.

MOLHO:
Coloque em uma panela o azeite, a cebola e o alho deixe dourar até ficar transparente. Cuidado para não queimar seu alho! Acrescente os tomates até se dissolverem por completo (mais ou menos 20 minutos de cozimento). Acrescente as folhinhas de manjericão, a água e acerte o sal. Abaixe o fogo e deixe o molho encorpar.
DICA: Umas gotinhas de molho inglês no molho cai muito bem!

Prontinho!
Escolha uma travessa bem bonita, e receba muitos elogios!



Buon appetito!!!

2 comentários: