quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Até mais...


Queridos leitores.

Primeiro, peço desculpas pela demora em escrever este post. A verdade é que demorei porque eu precisei de um tempo para tomar uma decisão sobre o blog, e depois precisei de ainda mais tempo para escrever sobre isso, porque eu não estava conseguindo encontrar as palavras…

Escrever no blog sempre foi muito bom, eu nunca fiz isso como obrigação e também não fazia para ganhar dinheiro. Mas também era cansativo… o que eu mostro no blog é o meu dia a dia, mas toda a parte de preparar o cenário para fotos, fotografar, escrever, revisar textos, postar, atualizar Facebook, Instagram, etc… isso leva tempo. E como falei pra vocês, tudo isso eu concilio com meu trabalho, e, claro, com todas as minhas atividades pessoais. O blog começou a crescer cada vez mais, de forma que eu jamais imaginava. 

Bom, por conta de assuntos pessoais, fiquei um tempo ausente por aqui. Nesse tempo, eu consegui fazer com calma algumas coisas simples que, nos últimos meses de correria haviam ficado de lado… e percebi que o blog estava ocupando espaço demais.

Por causa disso, depois de pensar muito, eu percebi que talvez fosse a hora de diminuir um pouco o ritmo… e decidi parar o blog. 

Eu não vou tirar a página do ar, isso é um “até logo”, mas por enquanto não tenho perspectiva quando vou voltar! Até hoje eu me dediquei pro blog com o mesmo amor com que eu me dedico para tudo o que eu faço, e quando voltar, quero voltar por completo, com o coração.

O blog foi tão importante para minha vida, e sei que para a vida de muitas leitoras também, e isso me emociona de verdade, não sei nem como expressar toda a minha gratidão e carinho por vocês!!!

Obrigada por tudo, de coração!!! Vocês fazem parte de um capítulo delicioso da minha vida!!!

Um grande beijo, com carinho,

Luciene

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Risoto na pressão

A dica de hoje é para aqueles apaixonados por risotos. Então, assim que vi esse vídeo, pensei: “Nossa! Um risoto pronto em 3 minutos! Melhor que ovo frito! e o melhor... em uma panela só!”
A receita é da Rita Lobo, administradora do blog Panelinha. Adoro!
Então, aperte o play, aprenda todos os truques e prepare-se para juntar água na boca! Vamos lá?




Olha a receitinha!
RISOTO CAPRESE
Serve 4 pessoas


PARA O RISOTO

INGREDIENTES:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou arroz para risoto
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada fino
1 cenoura ralada fino
1 talo de salsão fatiado fino
½ xícara (chá) de vinho branco
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO:
1. Na panela de pressão com capacidade para 6 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picadinha e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

2. Enquanto a cebola murcha, rale a cenoura na parte fina no ralador. Mexa a cebola na panela de vez em quando, para não queimar. Quanto ela estiver transparente, junte a cenoura ralada e misture bem.

3. Enquanto a cenoura cozinha um pouquinho, fatie fino o talo de salsão e junte à panela.

4. Junte o arroz, misture bem e tempere com mais um pouco de sal.

5. Regue com o vinho branco e misture até secar.

6. Junte 4 xícaras (chá) de água, o louro e o cravo-da-Índia. Tampe a panela e aumente o fogo para médio.

7. Quando começar a apitar, conte 3 minutos e desligue. Enquanto isso, prepare a caprese.


PARA A CAPRESE E FINALIZAÇÃO

INGREDIENTES:
1 ½ xícara (chá) de mini-muçarela de búfala
1 ½ xícara (chá) de tomate do tipo grape ou cereja
15 folhas de manjericão
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

PREPARO:

1. Leve uma panelinha com 2 xícaras (chá) de água ao fogo médio.

2. Numa tábua, corte em metades os tomates e, em seguida, as muçarelas. Reserve

3. Quando o tempo de cozimento do risoto terminar, desligue o fogo e aguarde o vapor sair completamente para abrir a tampa. 

4. Abra a tampa e misture bem o risoto com uma colher de bambu. Verifique o ponto e o sabor. Se ainda estiver um pouco cru, ou ressecado, vá acrescentando a água quente e misturando bem

5. Quando estiver no ponto, acrescente o tomate, a muçarela, as folhas de manjericão e tempere com sal. Mexa bem, junte o parmesão e, se quiser, regue com mais um fio de azeite. Misture novamente e sirva a seguir.


Bom demais não é?!

Cozinha também é cultura #10


A dica de hoje vai pro livro: A Arte Culinária de Julia Child (de Julia Child e David Nussban, Editora: SEOMAN, 23 reais). A história da divertida e bem-humorada chef Julia Child ficou conhecida por muitos em 2009, através do filme Julie & Julia, estrelado por Meryl Streep. Não sei vocês, mas eu adorei o filme e fiquei louca para fazer o famoso Boeuf Bourguignon. Agora meu problema foi resolvido. Comprei o livro!! Vale a pena, pois além das receitas o livro vem recheado com dicas da autora.

Compre o seu!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Terrine de Gorgonzola

Sabe aquela Terrine de Gorgonzola que preparei para o almoço de Ano Novo? Aqui está!! Essa terrine além de saborosa, combina ingredientes elegantes, como a mistura de queijos, castanhas e o doce do mel em uma receita super fácil de preparar.
De sabor marcante e adocicado, esta terrine fica ainda mais gostosa se você servir com torradinhas de pão integral para acompanhar.

Vamos à receitinha?
TERRINE DE GORGONZOLA
autor: Chef Neka


INGREDIENTES:

·  390 g de queijo mascarpone (ou cream chease)
·  50 g de nozes picadas
·  40 g de pistaches picados
·  100 g de damascos secos picados 
·  5 g de pimenta preta moída 
·  30 g de mel claro 
·  450 g de gorgonzola sem a crosta
·  nozes e uva itália para decorar

PREPARO:

1. Em uma vasilha, esmague o mascarpone com um garfo. Acrescente as nozes, o pistache, os damascos, a pimenta e o mel e misture bem. 

2. Forre uma forma de terrine retangular com uma película aderente (filme plástico), deixando que sobre para fora da forma. 

3. Corte o gorgonzola em fatias e coloque na forma de modo que preencha 1/3 da profundidade dela. 

4. Em seguida, coloque uma camada da mistura de mascarpone. Alterne camadas de gorgonzola e da mistura de mascarpone e finalize com uma camada de gorgonzola.

5. Com a parte do filme plástico que ficou para fora da forma feche a terrine formando um pacote bem embrulhado na película aderente. 

6. Deixe a terrine “descansando” em um lugar frio (geladeira) por, pelo menos, 1 hora.

7. Na hora de servir, abra a parte de cima do "embrulho" de plástico, vire sobre uma travessa rasa, retire com cuidado toda a película aderente restante. Decore com nozes e uva itália como mostrado na foto. Sirva frio.


INFORMAÇÕES:

Esta preparação pode ser feita com antecedência e congelada.
Execute os passos de 1 a 5 e depois de formado o "pacote" com a película aderente, leve diretamente ao freezer.
O descongelamento deverá ser feito no refrigerador de um dia para o outro (cerca de 24 horas).
Desfaça o "embrulho" próximo da hora de servir e finalize com a decoração.
A validade indicada para essa preparação, depois de congelada, é de 60 dias.

Muito, muito, muito gostosa!!!!
Sucesso na certa!
  

domingo, 4 de janeiro de 2015

Que tal adoçar a vida?

Poucas pessoas conhecem as variedades de frutas que são produzidas no país, entre tantas, está a jaca, um fruto de tamanho bem grande que nasce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira. Sua estrutura é definida por gomos na parte interior, e uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa. Por fora possui uma casca áspera de cor verde e ao amadurecer vai ficando amarelada.


O fruto pode chegar a pesar até 15 Kg, geralmente quando estão maduros, caem da jaqueira. A jaca tem sabor doce e muito forte, justamente por causa da quantidade de nutrientes que possui, é rico em cálcio, fósforo, cobre, ferro e iodo, carboidratos, vitaminas A, C e do complexo B. Podem ser encontradas variedades do fruto como jaca-manteiga, jaca-dura, jaca-mole.

A jaca como a maioria das frutas pode ser consumida in natura ou cozida, em forma de geleias e também como doces. Há quem utilize até mesmo o seu caroço como fonte de alimento (o sabor parece com o da castanha portuguesa). Existem alguns tipos de doce de jaca e podem ser feito em casa de maneira prática e saborosa. Confira!!

Doce de Jaca em Calda


INGREDIENTES:

· 3 xícaras (de chá) de polpa de jaca dura
· 1 xícara (de chá) de açúcar
· 1 xícara (de chá) de água
· 6 a 8 cravos


PREPARO:

Retire os caroços da jaca, lave e escorra bem. Em uma panela coloque o açúcar, os cravos e a água, leve ao fogo até ferver e formar uma calda rala. O meu ficou uns 10 minutos no fogo. Quando a calda ficar pronta adicione a jaca e volte para o fogo, mexendo de vez em quando. Deixe cerca de 30 minutos cozinhando. Estará pronta quando a calda começar a mudar de cor e a jaca ficar meio transparente. Retire do fogo, coloque em um vidro e espere esfriar. Conserve na geladeira.
Delícia!


Pensamento de Domingo #9




sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Torta de Nozes da Tia Simone

Chiquérrima, esta é a sobremesa certa para grandes comemorações. Uma receita clássica de Natal que faz bonito em qualquer época.
Que tal aproveitar a receitinha e fazer bonito no próximo almoço em família??

Vamos lá?

TORTA DE NOZES
Serve 8 pessoas


INGREDIENTES:

· 3 gemas
· 1xícara de açúcar
· 100 gramas (1 tablete) de margarina
· 1 pacote de biscoito de maizena
· 1 xícara de nozes
· 1/2 lata de leite condensado
· Chantilly

PREPARO:

Triture em um processador ou liquidificador seus biscoitos. Reserve.
Em uma batedeira acrescente as gemas, o açúcar e a margarina. Desligue a batedeira e acrescente as nozes picadas, o biscoito e o leite condensado. Misture bem.

Transfira essa mistura para uma travessa, uniformizando a mistura. Cubra com o chantilly e enfeite com nozes inteiras.

Dica: Coloque na geladeira e sirva gelado.

Tia Simone, obrigada pela atenção e carinho.
Adorei!! Essa receitinha realmente é maravilhosa.

bjo

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Colocando a Mesa para o Ano Novo

Adoro uma mesa decorada, e hoje vou mostrar pra vocês a decoração da minha mesa de Ano Novo. Novamente tive o privilégio de receber em minha casa meus familiares, dessa vez para um delicioso almoço. Reveillon por aqui se comemora em família no almoço, no jantar todos passeiam por aí... como sempre, caprichei no carinho para recebê-los!

Resolvemos (eu e mamis) dessa vez, optar pelo azul e branco. Resolvemos escolher as mesmas louças utilizadas no natal para a mesa. Dessa vez optamos por uma toalha de mesa nos tons da louça (ficou muito elegante e chique), e complementamos com um arranjo floral feito especialmente pela Arte Flora (113 sul). Combinamos tudo de forma harmoniosa e criamos uma decoração muito elegante. O resultado, mais uma vez, ficou incrível e todos adoraram.






Os detalhes foram em cristal!! Ficou lindo !


O guardanapo de pano sempre enfeita e traz um requinte a mais à mesa. O acabamento ficou por conta de um laço feito com um raminho de flor natural e o nome do convidado. Ficou muito bacana!





As comidinhas deram o que falar!!!
De entrada um Terrine de Gorgonzola. Deliciosa!! Ainda nesta semana trago a receitinha para vocês.


E uma saladinha de folhas e salmão defumado.




Um dos pratos principais, não poderia faltar um chester. Fico muito saboroso e muito molhadinho!!! Uma delícia!



Assim foi nosso começo de 2015.
Família reunida, muita risada e alegria.





Bom gente. O ano de 2014 foi incrível para mim, só tenho a agradecer! Profissionalmente (Porque vocês sabem que o blog é um lazer pra mim né?) e pessoalmente foi um ano maravilhoso!

Nunca pensei que fosse tão prazeroso cozinhar, fotografar e compartilhar meu dia-a-dia aqui com vocês!

Quero agradecer demais a você e dizer que quero continuar me dedicando e escrevendo com o mesmo carinho também em 2015!

Cabeça erguida e pé direito!
Feliz Ano Novo a todos vocês! Um ótimo e inspirador recomeço!



Aprender a Conviver

Essa foi a linda mensagem trazida pela minha irmã no nosso almoço de Ano Novo.
Que venham mais almoços de "ano novo" e muitos, muitos almoços em família!

Feliz 2015!!!

Sereno, ele ouvia
conselhos ao meditar
e humilde agradecia
Ao silêncio que lhe vinha ensinar.

Pensou em começar
à coisas novas olhar
e em novos horizontes reparar.
Então, veio o silêncio lhe alertar:

Ao invés de novas paisagens querer avistar
é melhor tudo reexaminar com um novo olhar.
É assim que se deve caminhar:
aprimorando o modo de enxergar.

Pensou em com os felizes estar.
Soprou o vento a lhe ensinar:

Vá ter com os infelizes,
os ladrões e as meretrizes.
Conviver é mais que estar,
é viver e se doar.

Quer aprender a conviver? - Perguntou-lhe o silêncio.
Conviver é aprender.
É como você sabe responder
quando lhe vêm perguntar.

É um eterno examinar.

É não proibir, é ensinar.
É com exemplos, falar.
É procurar melhorar o olhar.

É saber ouvir mais do que escutar.
É saber quando a boca fechar.
É descobrir a hora certa de falar.

Aprender a conviver, é procurar sempre respeitar.

É para a frente olhar,para os lados observar
e, ao olhar para trás, se cuidar.

É do lado certo procurar ficar.

É aprender que o perder sempre vem para ensinar.
É não se orgulhar ao vencer,
Pois o orgulho está sujeito a te derrotar.

É descobrir que é para aprender a conviver
Que estamos no chão a respirar.

É do passado só se lembrar,
Para o presente melhorar.

É ter alguém com quem caminhar.
Cada qual com seu par.

É, enquanto caminhar, dos preconceitos se livrar.
Isso é o mesmo que não pré-julgar.

Aprender a conviver, é perceber o oceano em uma gota do mar.

É um filho adotar sem escolher nem julgar.

É o coração limpar.

É ser amigo para dar seu ombro ao inimigo, para chorar.

É uma amizade valorizar e por um amigo até brigar.

É ao sedento, água levar, sem esperar por seu clamar.

É descobrir a diferença entre o Ser e o Estar.

É ver lágrimas e enxugar.
É tudo suportar, e não se apressar em para o outro lado depressa voltar.
(quer dizer: se matar.)

É sempre em seu Deus encontrar motivos para continuar.

Aprender a conviver, é a mão da criança levemente tocar,
mas, se precisar, firmemente segurar.

É, quando abraçar,no abraço demorar
E nessa hora em nada pensar:
simplesmente sorrir ou até chorar.

Aprender a conviver, é transmitir carinho no olhar,
no falar e até no calar.

É do pouco que tiver, tirar,
e ao próximo ofertar.
É repartir sem que ele precise te mendigar.

É bons exemplos dar.

É sempre encontrar tempo para com alguém estar.
E, quando estiver, realmente saber ficar.

É se apresentar para sorrir
e se afastar para chorar.

Quando ferido, não precisar perdoar.
É dar tempo ao ofensor, de pensar,
Refletir e o seu ato reparar, sem julgar.
É dar a ele, todo o tempo que precisar.

Conviver é o exercício de repensar.
É se lembrar que o perdão vem prá educar.

É aprender que só convivendo
é que se aprende e começa a amar.
E amar é tão sublime que só existe,
quando se há, no mínimo, um par.
Isso é bom lembrar.

Pra finalizar:

Conviver é do simples gostar.
É o complicado respeitar
é parar para ouvir a quem precisa falar.
E ao ouvir, do aprender a conviver se lembrar...



(Devany A. Silva)