segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Receitinha para comemorar o Ano Novo

O filé mignon é uma carne nobre, muito macia e saborosa. Nesta receita clássica, ele vem acompanhado de um delicioso molho funghi.

Assista ao vídeo e acompanhe o passo a passo desta receitinha pra lá de especial e muito, muito chique.
Vamos lá?

Olha a receitinha!!
FILé AO FUNGHI
Serve 6 a 8 pessoas

INGREDIENTES:

· 1 filé mignon pequeno (de aproximadamente 1.500g)
· 1 tablete de manteiga com sal (200g)
· Pimenta do reino moída na hora
· Sal a gosto
· Folhinhas de alecrim
· Azeite
· 1 pacotinho pequeno de Funghi
· Vinho branco

COMO HIDRATAR O FUNGHI SECCHI NO VINHO

O funghi secchi (cogumelos secos) por si só já possui um gosto característico delicioso. Mas para ir além, uma boa dica é hidratá-lo no vinho. Confira como fazer:

1. Lave bem os cogumelos em água corrente.
2. Acomode-os em um recipiente e cubra-os com vinho tinto ou branco.
3. Deixe-os submersos por mais ou menos 4 horas. Se quiser agilizar o processo, esquente o vinho em uma panela e adicione-o aos cogumelos um pouco antes da bebida ferver.
4. Depois de hidratados, tire o funghi do líquido, exprema-o e use em sua receita.
5. Aproveite o vinho para utilizar no molho de sua receita.

DICA: Caso não queira utilizar o vinho dos cogumelos para o seu prato, congele-o e adicione a outro molho. Fica ótimo em massas e risotos.

PREPARO:

1.           Hidrate seu funghi (eu utilizei vinho branco, mas o tinto também fica muito bom).
2.           Limpe seu filé ou compre-o limpo e passe água, reserve.
3.           Com um moedor de pimenta do reino, salpique bastante pimenta em seu filé. Não tenha medo!!!! Coragem!
4.           Coloque a manteiga (150 g) em uma frigideira com no mínimo 30 cm de diâmetro e ligue o fogo em temperatura média/alta. Acrescente um fio de azeite para não queimar sua manteiga e deixe-a derreter completamente até que fique dourada nas bordas.
5.           Acrescente o sal no seu filé.
6.           Mexa a frigideira para movimentar a manteiga e coloque seu filé. Deixe-o dourar de um lado e, sem furá-lo, passe-o para a outra extremidade da frigideira, que estará mais quente. (3 a 4 minutinhos de cada lado do filé)
7.           Desligue o fogo e retire-o da frigideira para que não fique muito passado.
8.           Coloque-o em uma tábua de cortar, cubra com papel alumínio e deixe a carne descansar por alguns minutinhos.
9.           Enquanto isso vamos preparar o molho funghi.
10.        Na mesma frigideira em que preparou seu filé, dispense o excesso de manteiga, acrescente um fio de azeite e acrescente seu funghi, já hidratado e escorrido. Acrescente um pouco do vinho utilizado na hidratação do funghi. Continue mexendo.
11.         Acrescente folhinhas de alecrim. Verifique o sal, e finalize com manteiga gelada (50 g). Desligue o fogo.
12.        Volte ao filé.
13.        Segure o filé com uma das mãos e com a outra, corte-o em finas fatias.
14.        O meio deve estar rosado. Na mesma sequência em que ele foi cortado, passe-o para o prato de servir, de preferência que possa ir ao forno.
15.        Cubra com o molho funghi. Prontinho!!!!

Decore com folhinhas de alecrim e regue com azeite.
tim tim!!



Vamos reciclar?

Reaproveitar os vidros é ideia boa, barata e inteligente, que combina com nossos tempos de sustentabilidade. Mas a prática pode ter um nível acima do esperado, que é deixar os potes mais bonitinhos. Sabe as tampas dos potes de molho de tomate, palmito, azeitonas, geleias? Elas vêm impressas na maioria das vezes. Que tal uniformizá-las e deixá-las com uma carinha mais chique?

Pra não sobrar nenhum sinal do antigo uso dos seus mais novos potes de vidro, a dica é tingir as tampas com spray prateado. O serviço é rápido: deite as tampas numa folha de jornal (faça isso na área de serviço, onde haja ventilação, mas sem vento direto), então passe o spray apenas na parte externa delas, guardando uma certa distância. Deixe secar, lave normalmente e coloque em uso. E aí entra a criatividade: vai de prateado mesmo? Ou de dourado? Ou uma de cada cor?






Olha como ficaram com carinha de novos.


Suas receitinhas vão ficar parecendo que acabaram de sair da prateleira!!


Anime-se e mãos à obra!!

domingo, 28 de dezembro de 2014

Pensamento de Domingo #8

Para comer comida nova é preciso lavar...


Para comer comida nova é preciso lavar os pratos sujos...Se o prato está sujo, o resto é sujeira, é coisa errada. E o que começa errado termina errado, tenha certeza. Então, mãos à obra: vamos lavar os pratos. Pratos limpos: se não quer, não diga que quer. Se não vai, não diga que vai. Se tiver dúvida, fique onde está. O mais importante é o que se tem no coração, e não aquilo que está nas mãos. Criar laços com mentiras e meias verdades é querer comer em prato sujo e sentir o gosto do amargo. Laços feitos. Laços desfeitos. Laços refeitos. Sempre em pratos limpos, por favor.

(Anne Alves)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Torta de Limão da Tia Maria

Você conhece alguém que não goste de uma boa torta de limão? Afinal, esta combinação do leve sabor azedo do limão com o doce do leite condensado não dá pra resistir.

Minha querida Tia Maria que o diga!!! Expert na cozinha... e sua Torta de Limão deixa qualquer um de joelhos.

Vamos à receitinha?
TORTA DE LIMÃO
Serve 8 pessoas

PARA A MASSA
INGREDIENTES:

· 200gr de biscoito de maisena
· 120gr de manteiga sem sal
· 1colher de chá de raspinhas de limão

PREPARO:

1. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).

2. Bata o biscoito no liquidificador ou no processador de alimentos até virar uma farinha. Derreta a manteiga no micro-ondas, ou em banho-maria (para não queimar), misture com a farinha de biscoito e as raspinhas de limão. Pressione a massa no fundo e nas laterais de uma fôrma redonda de fundo falso (cerca de 24 cm). Leve ao forno e deixe assar por cerca de 10 minutos, ou até ficar dourada. Retire do forno e reserve.

PARA O RECHEIO
INGREDIENTES:

· 4 colheres (sopa) de açúcar
· 200 g / 1 caixinha de leite condensado
· 4 gemas
· 1/2 xícara de chá de suco de limão
· 1 colher de sopa de raspas de limão e mais um pouco para decorar
· 400 g / 2 caixinhas de creme de leite fresco

PREPARO: 

1.        Numa tigela média misture bem o leite condensado, as gemas, o suco e a raspas de limão. Coloque o creme na massa de biscoito. Leve a torta ao forno e deixe assar até que o centro esteja firme, mas que ao chacoalhar a fôrma ainda trema (cerca de 20 minutos). Deixe esfriar completamente.

2.        Antes de servir, bata o creme de leite na batedeira. Junte 4 colheres (sopa) de açúcar e misture com uma colher. Espalhe o creme sobre a torta e decore com raspinha de limão.



Querida tia obrigada por fazer parte da minha vida. Te amo.


Minha Mesa de Natal

Hoje vou mostrar para vocês a decoração da minha mesa da Ceia de Natal. Este ano, novamente, tive o privilégio de receber em minha casa, meus familiares. Fiquei extremamente feliz e caprichei no carinho para recebê-los!

Resolvemos (eu e mamis – aliás sem ela não sou ninguém!!!) manter o padrão do clássico vermelho, verde e dourado. Para celebrar a tradição do Natal em um encontro familiar chique e alegre, escolhemos minhas melhores peças para a mesa e complementamos com um arranjo floral feito especialmente pela Art Flora (113 sul). Combinamos tudo de forma harmoniosa e criamos uma decoração elegante e divertida. O resultado ficou incrível e todos os meus convidados elogiaram.

A nossa mesa de natal ficou aconchegante e com um clima envolvente. É a magia do Natal que nos inspira... tudo isso para celebrarmos e recordarmos agradecidos de uma grande data, o nascimento de Jesus. Espero que todos vocês tenham tido uma noite muito abençoada e feliz! E que a esperança que renasce no Natal, perdure por todo o próximo ano!


Arranjo de flores feito pela Art flora, decorado com bonequinhos de natal. Adorei!!!!




Porta guardanapos feitos com uma borboleta dourada (ideia da Mamis).


Toalha de mesa vermelha e guardanapos verdes.



Essa árvore foi feita também pela minha querida mãezinha. Lindinha demais!!!


Essa também!!!! Acreditem, de papel decorada com pedrinhas. Linda demais!


É isso... e assim foi nosso natal!

Cozinha também é cultura #10

A dica de hoje vai pro livro: "O Arroz de Palma", de Francisco Azevedo (R$ 45 reais, Editora Record). “Uma história de família como um almoço de domingo”, diz o autor.

O livro é narrado por Antônio e é impressionante como Francisco Azevedo consegue dar vida ao personagem, ao ponto de você ter certeza que ele realmente existiu e escreveu cada linha! Aliás, eu queria chegar aos 88 anos como Antônio (personagem principal do livro), uma pessoa observadora, romântica (e não apenas no sentido amoroso, e sim na capacidade de romancear cada situação) e que sabe se auto analisar de um jeito que nem pessoas com décadas de terapia conseguem.

Achei bem engraçado que, mesmo misturando elementos quase fantasiosos (como o arroz de 100 anos que não se estraga e faz milagres pela família), tudo o que se passa é muito verdadeiro, muito real, coisas que acontecem com todo mundo.

Não importa se a sua família é numerosa como a de Antônio e não importa se você tem 80 anos ou 20, é impossível não se identificar com cada linha. Uma das frases mais repetidas nas 368 páginas é que “família é um prato difícil de se preparar”, e cada argumento dado para justificar essa citação é válido.

Aproveitando o dia, que por sinal está maravilhoso, diria que esse livro é tão gostoso quanto um dia de domingo! 
E tem domingo melhor do que domingo em família?!
Essa é a minha!!!


Trecho do livro:

Velho sente saudade de mãe e de pai. Tudo faz tanto tempo! Velho quer colo, quer colher na boca vindo de longe com motor de aviãozinho, quer - banho tomado - que lhe ponham na cama, lhe aconcheguem com lençol limpo e travesseiro macio. Uma história conhecida, uma cantiga de ninar, um beijo de boa-noite. A porta do quarto um pouquinho aberta, com a luz do corredor acesa - o ponto de referência é sempre bom...
Preciso me concentrar. É essencial. Por quê? Ora, que pergunta! Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema - principalmente no Natal e no Ano-Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Ás vezes, dá até vontade de desistir...
E você? É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero ou do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e a cebola. Não se envergonhe se chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.
...
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe "Família à Oswaldo Aranha", "Família à Rossini", "Família à Belle Meunière" ou "Família ao Molho Pardo" - em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é "À Moda da Casa". E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras, apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada - seriam assim um tipo de "Família Diet", que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
...
Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia-a-dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente, na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Bacalhau da Chef e Salpicão de Frango Defumado

Dia desses, estive com a queridíssima e badaladíssima Chef Mara Alcamim, proprietária do também badalado restaurante Universal Diner, “onde pessoas legais se encontram para se divertirem em um lugar legal, com um bar legal e um restaurante legal”, como ela mesma descreve seu restaurante.

Assim, aproveitando a chegada das grandes festas, e deste momento mais que especial em família, nada melhor que ir direto às panelas para aproveitar tudo de bom, saboroso, cheiroso e especial que essa pessoa maravilhosa tem a nos ensinar.

E aí vou eu...


Olha pinta da fotógrafa!!! kkkk


Então minha gente, para que vocês possam compartilhar de tudo que aprendi, segue um vídeo com a Bacalhoada da Chef, e de quebra, vai a receitinha super fácil do salpicão de frango defumado da minha querida Tia Vera.

As receitinhas com o passo a passo vai logo abaixo deste vídeo. 

Vamos lá?


Espia as receitinhas... 

BACALHAU DA CHEF
Serve de 5 a 6 pessoas


INGREDIENTES:

· 800 gr de bacalhau dessalgado e limpo
· 1 litro de azeite
· 1 pimentão vermelho e um pimentão amarelo cortados em cubinhos
· 3 cebolas cortadas em rodelas grossas
· 3 batatas baroa cortada em rodelas e cozida ( não cozinhar demais, ficar um pouco durinha)
· 2  batatas doce ( não cozinhar demais, ficar um pouco durinha)
· 2 batatas inglesa ( não cozinhar demais, ficar um pouco durinha)
· 300 gr de favas cozidas
· 5 ramos de alecrim
· 1 folha de louro
· 1 pimenta dedo de moça
· 1 limão siciliano
· 2 alhos cabeça ( dentes de alho com casca)
· azeitonas preta a gosto
· 8 ovinhos de codorna cozidos
· 300 gr de costelinha suína defumada e escaldada em água fervente (opcional. Pode ser substituída por linguiça portuguesa)
· Tomates cereja (1 caixinha pequena)
· Sal e pimenta do rino a gosto

PREPARO:

Preaqueça seu forno a 220 graus.

Escalde as costelinhas ou linguiças em água fervente para retirar a gordura e reserve.

Corte suas batatas em rodelas e cozinhe ao dente com um pouco de sal (Cuidado!!! Seu bacalhau já tem um pouco de sal.)

Coloque em uma travessa refratária ¾ do seu azeite, os pimentões, os dentes de alho (com casca), as rodelas de limão siciliano (4 rodelas), a folha de louro e o alecrim. Disponha as postas de bacalhau no refratário, dando uma viradinha em cada um delas para que fiquem todas incorporadas no azeite. Vá acrescentando por baixo e ao lado das postas, as batatas, a cebola e a costelinha suína. Coloque a pimenta dedo de moça no centro do refratário (inteira). Incorpore o restante do azeite.Verifique o sal e a pimenta do reino.

Dica da Chef1: acrescente um pouco de limão siciliano espremido antes de ir ao forno. O sabor fica especial!

Dica da Chef2: Caso preferir, corte uma cabeça de alho ao meio, regado com azeite e um raminho de alecrim, faça uma trouxinha com papel alumínio e leve ao forno para assar por aproximadamente 30 minutinhos (aproveite o forno do bacalhau!!!).

Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Assim que começar a ferver, retire o papel alumínio e deixe assar por aproximadamente 35 minutinhos. Nos últimos 5 minutos acrescente as azeitonas, os ovinhos de codorna, os tomatinhos e o alho assado.



Olha o lacinho na tampa da travessa!!! 
Natal né gente!



SALPICÃO DE FRANGO DEFUMADO


INGREDIENTES:

· 1 frango defumado sem pele e desfiado
· 1 lata de milho verde escorrido
· 1 lata de abacaxi em caldo escorrido e cortado em cubinhos
· 1 vidro pequeno de maionese
· 1 lata de creme de leite
· 1 ½ xícara de batatas cozidas e cortadas em cubinhos
· Ramos de alecrim, cereja em calda e batata palha para decorar

PREPARO:

Retire a pele do frango e desfie. Acrescente o milho, o abacaxi cortado em cubinhos - Dica da Tia Vera: bem escorrido em uma peneira, senão seu salpicão vai azedar!! -, as batatas cozidas, a maionese e o creme de leite. Misture delicadamente.

Na hora de servir, decore com ramos de alecrim, cerejinhas em calda e batata palha.

Em pratos para porções individuais.















Na travessinha para porções maiores.



Para as festas de final de ano, essas receitinhas além de fáceis, cai maravilhosamente bem, e você vai receber elogios que não vão caber no seu coração.
Aproveite... e faça a festa!

Gente, esse é o Billy!!!
Fofinho de mais!


Meus queridos...

É natal... e o importante é respirar fundo e sugar a essência dessa época do ano que habita o inconsciente coletivo. É aproveitar a solidariedade, o sentimentalismo e a união desta data para que nos tornemos pessoas mais generosas e humanas.

Um Feliz Natal e que o menino Jesus derrame bênçãos de paz, união e muito amor sobre cada um de vocês, e nós possamos estar juntinhos em 2015.


PS: Não comam leitoa por 1 semana! 
Olha a dor de barriga!!! kkkk

Beijo gente!!